Aplicativo desenvolvido na PUCRS aproxima filhos e pais de coração

Alunos criam aplicativo para aproximar crianças e jovens aptos à adoção

26/12/2018 - 08h47
revista pucrs,adoação,aplicativo adoção,eduardo arruda,deixa o amor te surpreender

Equipe da Escola Politécnica que desenvolveu o app Adoção / Foto: Camila Cunha

Imagine uma ecografia na qual é possível ver o rosto do seu filho com total nitidez, ouvir a voz e assistir a um vídeo no qual ele fala sobre si. Imaginou? Essa tecnologia existe e está na palma da mão de milhares de futuros pais e mães que integram o Cadastro Nacional de Adoção (CNA). A inovação foi possível por meio de um aplicativo para smartphones desenvolvido na PUCRS.

Professores e estudantes se engajaram para garantir que crianças e adolescentes, residentes em abrigos e casas de passagem, encontrem um lar definitivo e o carinho de quem anseia por tornar real o sonho da maternidade e da paternidade. O nome do app, que incentiva pessoas habilitadas a conhecerem perfis alternativos aos mais procurados para adoção – de zero a três anos –, não poderia ser mais apropriado: Deixa o amor te surpreender.

revista pucrs,adoação,aplicativo adoção,família,clarice londero,fernando arndt

Fernando Arndt e Clarice Londero com as filhas / Foto: Camila Cunha

Na elaboração do aplicativo, o professor Eduardo Arruda, da Escola Politécnica, testemunhou um engajamento dos alunos sem precedentes. “Pela primeira vez, em quase 25 anos de magistério na PUCRS, observei a emoção real sentida ao perceberem o impacto do que estavam fazendo e o quanto aquilo poderia representar para crianças, adolescentes e pais de coração”, expressa o docente.

Conheça mais sobre a história do aplicativo que ajuda a aproximar destinos neste link, na edição 188 da Revista PUCRS.