Aplicativo de serviços TriFácil fecha parceria com Fundação Pão dos Pobres

O propósito é facilitar o acesso dos estudantes dos cursos profissionalizantes ao mercado de trabalho

02/05/2019 - 16h37
Grupo de alunos da Fundação Pão dos Pobres em arena ao ar livre no Tecnopuc

Equipe do aplicativo com egressos dos cursos do Pão dos Pobres na primeira seleção realizada. Foto: Divulgação/TriFácil

A TriFácil, startup instalada no Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), buscou a parceria da Fundação Pão dos Pobres com o objetivo de facilitar o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao mercado de trabalho. A ideia é que os egressos dos cursos de profissionalização da instituição, especialmente das áreas de serralheria, marcenaria e técnica e manutenção em informática, sejam cadastrados no aplicativo, também chamado TriFácil. O app, atualmente disponível na Apple Store, permite ao usuário se conectar com prestadores de serviços em diversas áreas, como informática, instalação de móveis, fretes, hidráulica, elétrica etc. Os participantes passam por uma seleção, que inclui análise de documentos e entrevista pessoal, e depois são habilitados a trabalharem no aplicativo.

A primeira seleção envolveu 30 egressos dos cursos. Segundo Alexandre Ortega, um dos co-fundadores da startup, a expectativa é que mais de 60% deles comecem a trabalhar na plataforma. “Nosso objetivo é ser a porta de entrada para uma escolha de vida dessas pessoas”, afirma Ortega. Rodrigo Bettker, consultor operacional da TriFácil, ressalta que os participantes muitas vezes vêm de situações de fragilidade social. “Acreditamos que toda startup ou empresa consolidada tem que auxiliar a comunidade de alguma forma. Se conseguirmos ajudar um deles, já ganharemos o dia”, diz. Também fazem parte da equipe Fernando Martin, responsável pela área tecnológica e desenvolvedor da ferramenta, e Fábio Benites, co-founder e responsável pelos assuntos jurídicos. Benites é pós-graduado em Direito do Trabalho pela Escola de Direito.

Depois de habililitados, a TriFácil oferecerá para os participantes workshops de boas práticas, apresentação, qualidade de trabalho e outros temas da rotina de trabalho dos prestadores. Os sócios destacam que as escolas profissionalizantes públicas ou privadas que enxergarem possibilidades de parceria como essa podem enviar e-mail para [email protected].