Alunos vencem etapa do maior evento de robótica educacional do mundo

Samanta Duarte e Maicon Albuquerque integram a equipe vencedora da etapa da Austrália

17/03/2017 - 11h38
Equipe The Brazilian Trail Blazers 1772

Dois alunos do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia da PUCRS (Feng) fazem parte da primeira equipe de robótica brasileira a vencer a etapa da Austrália do For Inspiration and Recognition of Science and Technology (First), o maior evento de robótica educacional do mundo. Maicon Albuquerque e Samanta Duarte, integrantes da equipe The Brazilian Trail Blazers 1772, participarão da Champship, etapa final do evento que reúne os robôs vencedores das regionais, realizadas em países como Australia, Estados Unidos, Canadá, México, Israel e China. Este ano, a final será em Houston, no Texas, Estados Unidos, e ocorre entre os dias 19 e 22 de abril.

A competição

For Inspiration and Recognition of Science and Technology (First)No início das etapas regionais da First, todas as equipes se enfrentam para que um ranking seja gerado. Na Australia, a The Brazilian Trail Blazers 1772 não perdeu nenhuma partida nesta fase. De acordo com a classificação, são formadas oito alianças, cada uma com três times. Depois, todas as alianças se enfrentam até que a última a continuar no jogo se torne campeã. Na aliança dos brasileiros estavam dois times australianos que também venceram a regional. Os prêmios são troféus e medalhas, e a competição não tem fins lucrativos. Além de vencerem a competição, a equipe brasileira ganhou o prêmio Industrial Design Award, patrocinado pela General Motors.

O jogo

Robô Santos Dumont

Anualmente, um novo jogo é criado pela First e as equipes de todo o mundo precisam fazer um robô diferente. O jogo é lançado no segundo final de semana do ano, e os times tem seis semanas após a data para construir o robô e enviar para a regional. O jogo de 2017 se chama Steamworks e simula o abastecimento de uma nave chamada Airship, onde a equipe que obter mais pontos consegue fazer a nave decolar. Os três principais objetivos do robô são: coletar engrenagens de 10 polegadas de diâmetro e pendurar em um bastão, arremessar bolas de cinco polegadas de diâmetro em um alvo a dois metros e 38 centímetros de altura e escalar uma corda para subir um metro e meio de altura. O robô criado pela The Brazilian Trail Blazers 1772 se chama Santos Dumont.

A equipe

A equipe The Brazilian Trail Blazers 1772 foi criada em 2005 para estimular os estudantes de escolas públicas da cidade de Gravataí a ampliarem seus conhecimentos nas áreas da ciência e da tecnologia por meio de atividades teóricas e práticas. O programa prepara jovens para trabalharem no mundo da tecnologia. A equipe, que tem o apoio da General Motors, Novelis e Associação Internacional para Desenvolvimento Tecnológico (Aidtec), participa da First anualmente.