Alunos em mobilidade participam de momento cultural no CTG Tiarayú

Integração faz parte do calendário de atividades do Escritório de Cooperação Internacional

04/06/2019 - 08h15
Tiarayu, CTG, Internacional, Mobilidade Acadêmica

Os alunos assistiram as danças típicas e conheceram a vestimenta tradicional gaúcha. Foto: Mariana Haupenthal

Os alunos em mobilidade acadêmica na PUCRS participaram de um jantar típico no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tiarayú, localizado em Porto Alegre. O evento, promovido na noite de 30 de maio, reuniu 28 estudantes de dez países. O grupo, formado por universitários da Alemanha, Brasil, Canadá, Chile, Espanha, França, México, Portugal, Suécia e Reino Unido, conheceu um pouco mais sobre a cultura local em um momento de integração que contou com comidas típicas e uma atração especial, a invernada xirú, do CTG, que apresentou danças, o tradicionalismo gaúcho e curiosidades sobre o chimarrão.

Para o aluno Felipe Andrés Peña Pino, da Universidad Católica de la Santísima Concepción, no Chile, a experiência no CTG trouxe lembranças da Patagonia, no seu país. “A cultura da erva mate, churrasco e o chamamé também prevalecem, só mudam um pouco, para mim é interessante aprender e conhecer diferentes culturas. Valorizo a amabilidade característica das pessoas do sul com os estrangeiros, gratidão pelos momentos tão belos”, adiciona o estudante de Engenharia Geológica.

Acolhida dos alunos internacionais

O setor de Mobilidade Acadêmica do Escritório de Cooperação Internacional é o responsável pela acolhida dos estudantes em mobilidade na PUCRS. Além do apoio na matrícula e rotina na Universidade, a equipe promove mensalmente atividades de integração para maximizar a experiência internacional dos alunos. Além de programações em diferentes estruturas do Campus, o setor também proporciona programas turísticos e culturais aos alunos ao longo do semestre.

Confira algumas fotos da visita ao CTG: