Alunos do Audiovisual buscam apoio para projeto transmídia

A campanha de arrecadação está disponível no Catarse até 14 de fevereiro

29/01/2019 - 11h00
alunos do audiovisual, curso de audiovisual

Integrantes do grupo Enquanto Estiver “Fora da Curva”/ Foto: Daimon Isaías

Estudantes do curso de Produção Audiovisual da Escola de Comunicação, Artes e Design- Famecos estão buscando o financiamento coletivo para seu curta-metragem Enquanto Estiver Fora da Curva por meio da Plataforma Multidão por Catarse. A campanha fica disponível até o dia 14 de fevereiro e será destinada para custos de produção, como deslocamento, figurino, cenografia, elenco, recursos de acessibilidade, entre outros. O curta-metragem conta a história da personagem Deise, que busca alternativas para reinventar sua rotina após perder a visão.

A escolha de abrir um Catarse foi atribuída logo após a observação e formatação de um gráfico de orçamento. Fomentado por uma equipe pequena, o curta-metragem precisava juntar os fundos para captar conteúdos pela rede social Instagram, além de valores para elenco, cenografia, alimentação, transporte e recursos de acessibilidade no vídeo, como legenda e áudio descrição.

Para a estudante Jéssica Fontoura de 21 anos, que é diretora e roteirista do grupo e está no quinto semestre de Produção Audiovisual, os objetivos do curta-metragem, unidos com o apoio de pessoas de fora, já traz boa repercussão para o projeto em si. “ Sabemos que existe um caminho longo para o filme, que vai oferecer resultado. Nosso objetivo é trazer um impacto real para a indústria”, conclui.

Recompensar para arrecadar

O projeto ainda trabalha com recompensas que podem ser fornecidas em troca de auxílio na plataforma. “Fomos atrás de parceiros e amigos que nos ajudam com as recompensas, ou seja, existe uma troca mútua, e o resultado é muito gratificante”, ressalta Jéssica.

Faltando 18 dias para o encerramento da campanha, o grupo já arrecadou 20% da meta. Na primeira semana o foco foi a divulgação, e, na virada do mês, a difusão do apoio foi novamente no Catarse.  Para o professor do curso de Produção Audiovisual Gustavo Spolidoro, que ministrou a disciplina de projeto experimental com o grupo, no 5° semestre, a ideia partiu primeiramente da produção de uma série, para depois ser pensada como transmidiática, alternativa que foi necessária para o andamento da proposta. “ O projeto contou com quatro momentos, um curta-metragem com documentário, página no Instagram e financiamento”, ressalta. Segundo o professor, diversas turmas realizam vaquinhas e outras formas de arrecadação de dinheiro para os projetos. “Nós temos uma experiência boa com esse tipo de financiamento coletivo, tivemos uma turma que arrecadou 18 mil Reais em uma dessas linhas. Quando o grupo se engaja, a iniciativa é extremamente viável”, afirma.

O projeto

A iniciativa do projeto surgiu no início de 2018, e utilizou como ideia central a acessibilidade por meio da transmídia, tendo como universo o acesso ao conteúdo. O Catarse potencializa o jornalismo crítico e ajuda a construir um fundo coletivo para financiar projetos jornalísticos no apoio a diversidade no debate público brasileiro. Confira mais informações sobre o curta-metragem por meio do link, ou na página do projeto no Catarse.