Alunos de Design criam produtos a partir de materiais reciclados

Projeto foi desenvolvido em parceria com a ONG Avesol

06/12/2017 - 13h53
2017_12_06-alunos_design_vitrine(Maria_Eduarda_Petek)(907x510)

Foto: Maria Eduarda Petek

Alunos do segundo semestre do curso de Design apresentaram, neste mês de dezembro, os produtos desenvolvidos a partir de materiais recicláveis em parceria com a Associação de Voluntariado e da Solidariedade (Avesol). O trabalho consistia em projetar e prototipar uma linha de três objetos que pudessem ser fabricados por três núcleos de complementação de renda atendidos pela Avesol. Utilizando apenas itens doados à ONG para reutilização, como tecidos, lona, madeira e papel, os estudantes conseguiram produzir mochilas, estojos, luminárias, identificadores de bagagem e até um mini kit com projetor de cinema para crianças, entre outros.

Inovação e meio ambiente

Henrique Nunes Lopes e Julia Canton Foto: Maria Eduarda Petek

Um dos projetos apresentados foi o Aflor, dos alunos Henrique Nunes Lopes, 19, e Julia Canton, 18, que elaboraram seus produtos feitos de lona com o conceito de transformação da natureza, tendo como referência a flor de lótus e as borboletas. Além da satisfação de estarem ajudando os integrantes do núcleo de costura Arte Vida, atendido pela Avesol, a complementarem sua renda, Henrique e Julia destacaram a importância de utilizarem materiais reaproveitados e produzirem menos descartes, explorando o caráter inovador do Design.

Felipe Gama e Guilherme Carvalho Foto: Maria Eduarda Petek

Trabalhando também com costura, Felipe Gama e Guilherme Campos desenvolveram um estojo modular, feito com retalhos de jeans e lona, que pode incluir novos compartimentos com encaixes de botões de pressão.  Os alunos contaram que focaram bastante na viabilidade dos artigos, para que fossem compatíveis com as condições de produção, e por isso a visita ao Arte Vida no início do semestre foi bem importante. Eles explicaram que a limitação na escolha dos materiais foi um desafio, e que muitas ideias anteriores ao estojo não se mostraram viáveis devido à falta de matéria prima e a complexidade de trabalhar certas peças.

Estabelecendo conexões

Durante a exposição, ocorrida no dia 5 de dezembro, também estava presente o educador popular Francisco Dorneles, 35, em nome da Avesol. Ele explicou que os professores tinham a ideia de transforar a disciplina em uma ação social e prática. Por isso, a Associação foi procurada pelo Centro de Pastoral, que fez a ponte entre os professores e a instituição, para participar do projeto. Coube à Avesol pensar uma maneira de envolver o Curso de Design na geração de renda de grupos informais atendidos pela ONG que trabalham na perspectiva da economia solidária. O resultado dos trabalhos foi aprovado, e, de acordo com Dorneles, as ideias são práticas e podem facilmente ser incluídas na produção dos núcleos. “Poderíamos ter uma produção em série desses produtos em menos de um mês”, afirma.

Lidando com a realidade

Foto: Maria Eduarda Petek

A cada semestre o curso traz um tema ser trabalhado em um projeto principal, que é também abordado e desenvolvido em conjunto com outras cadeiras. O projeto apresentado pelos alunos faz parte da disciplina de segundo semestre Laboratório Interdisciplinar 2, e contou também com a participação das disciplinas de Marketing, para o trabalho da marca, e Representação e Expressão 2, que trabalha as noções de tridimensionalidade e técnicas de desenho. O professor Alexandre de Barros afirmou que “a integração entre as disciplinas, principalmente no desenvolvimento do produto e da marca de maneira diretamente relacionada, é um diferencial da Universidade”. Além disso, ele destacou o contato com clientes e demandas reais, que desafiam o aluno a trabalhar com limitações de materiais, conceitos e públicos, e criar um produto que seja compatível a todos esses itens.

Para promover um melhor preparo dos jovens para o mercado de trabalho, os professores priorizaram também a atuação em duplas. De Barros explicou que dessa forma buscam desde o início promover interação, para que os estudantes saibam discutir, defender suas ideias e até abrir mão de algumas, assim como saber dividir tarefas, para gerenciar o tempo. “Com certeza eles terão que trabalhar com chefes, colegas e estagiários, e assim devem saber responder e defender suas ideias para mais pessoas”, aconselha o professor.