Alunos da Unati trocam cartas em inglês com pré-adolescentes

Estudantes se comunicaram por correspondência durante dois meses

23/11/2018 - 13h58
Encerramento Inglês Unati

Foto: Bruno Todeschini

Alunos do curso de Língua Inglesa da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati – PUCRS) conquistaram novas amizades graças à correspondência por carta. Desde outubro, os estudantes, com faixa etária entre 60 e 75 anos, têm trocado mensagens com o 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Horto Madre Raffo. A ideia de utilizar o meio de comunicação para estimular a prática da escrita em inglês e a interação entre gerações diferentes partiu dos professores Camila Weber Correa, da Unati, e Luis Gustavo Amado, da Escola Madre Raffo. No dia 22 de novembro, as turmas se reuniram em uma sala de aula do prédio 50 do Campus para conhecer seus parceiros de correspondência, compartilhar aprendizados no idioma e celebrar o encerramento do semestre.

Escrever para conhecer

Exercitar a produção textual é importante para quem estuda uma nova língua. Cientes da necessidade de trabalhar conceitos de gramática e redação, Amado e Camila enxergaram no diálogo entre os aprendizes uma oportunidade para desenvolver habilidades de escrita e proporcionar o contato com outros círculos sociais. “Exploramos bastante a apresentação pessoal e preferências. A proposta era introduzir essa pessoa nova, completamente diferente do que estamos acostumados”, explica Camila. De acordo com a professora, a atividade contribuiu para aperfeiçoar o desempenho dos grupos. “Nós corrigimos todas as cartas. Dessa forma, eles puderam identificar seus erros na prática e evitar repeti-los, ”, completa.

Encerramento Inglês Unati

Foto: Bruno Todeschini

A satisfação com os resultados positivos só era superada pela ansiedade em conhecer seus correspondentes. Os alunos da Unati receberam o 5º ano da Escola Horto Madre Raffo em uma reunião descontraída, com conteúdo multimídia, guloseimas e jogos. Durante o evento, os participantes exercitaram a linguagem oral nos dois idiomas, enquanto transportavam as relações para além do papel e descobriam afinidades. Eloísa Riccardi, 66 anos, aposentada, que finalizou os módulos de Inglês na Instituição, considerou a experiência enriquecedora. “É muito diferente conversar em outra língua com alguém que ainda não conhecemos e também está aprendendo. Tivemos que nos esforçar para comunicar quem somos e compreender o outro, mas valeu a pena”, contou a estudante.

Idade para aprender

O propósito da Unati é realizar ações unificadas que promovam o bem-estar social dos idosos. A instituição oferece cursos especiais, aulas de idiomas, esportes e atividades culturais. Segundo o aluno do módulo Inglês C, João Roberto Teixeira, que participou da troca de cartas, as aulas são sempre dinâmicas e voltadas para as necessidades do dia a dia. “Evoluímos juntos. As temáticas variam sempre para se adequar ao que está acontecendo no mundo”, analisa o aposentado de 68 anos. O objetivo dos cursos é garantir um ambiente ideal para desenvolver e preservar as capacidades cognitivas e sociais na terceira idade.