Alunos criam rede social que aproxima pessoas com interesses em comum

Grupo desenvolvedor da plataforma Freakster levou o primeiro lugar no Torneio Empreendedor

22/01/2018 - 16h53
Freakster, alunos, Torneio Empreendedor

Desenvolvedores da plataforma Freakster
Foto: Camila Cunha

Em meio ao ambiente de solidão compartilhada e caos informacional da internet, a construção de relações relevantes no meio digital acaba sendo prejudicada. Foi a partir desta premissa que a equipe vencedora da categoria Desafio Era da Informação e Comunicação do 11º Torneio Empreendedor desenvolveu seu projeto. A rede social Freakster foi criada com o objetivo de organizar conteúdos através de uma plataforma digital colaborativa, que organiza conteúdos e conecta participantes que compartilham os mesmos interesses. “As pessoas foram a maior inspiração para a nossa ideia. Conversamos com várias para saber os problemas que elas enfrentavam no meio digital e, a partir disto, construir a Freakster”, conta a estudante de Publicidade e Propaganda da PUCRS Francesca Jaeger.

A equipe também é composta pelos graduandos de Design de Games da Uniritter Bruno Moraes, Josias Werly e Leonardo Teixeira, pelo aluno de Análise de Desenvolvimento de Sistemas da UniRitter Leonardo Murillo, pelo estudante de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação, Artes e Design Leonardo Martins Filho e pelo publicitário formado pela Famecos Eduardo Malfati. “Com a Freakster, buscamos organizar e entregar os conteúdos pelos quais as pessoas são apaixonadas, possibilitando que elas conheçam outros usuários com os mesmos gostos. É um privilégio poder trabalhar em um projeto que eu mesmo gostaria de usar”, comemora Leonardo Teixeira.

A plataforma ainda está em processo de criação, mas os desenvolvedores garantem que o Torneio Empreendedor foi um começo bastante promissor. “A experiência que tive trabalhando em startups me fez ver que era possível fazer algo diferente que realmente impactasse as pessoas”, pontua Leonardo Martins Filho. Para Eduardo Malfati, o aspecto principal do Torneio é a possibilidade de trabalhar em grupos, situação que, segundo ele, aumenta o potencial de projetos. O novo objetivo da equipe é participar do Startup Garagem. “A ideia é continuar com o pé no chão e evoluir aos poucos. Estamos descobrindo o produto, mas o grupo está evoluindo muito”, avalia Martins.

Uma alternativa à burocracia

Tendo em vista a crise no Poder Judiciário brasileiro, que faz com que processos levem, em média, cinco anos para tramitar, a jornalista e advogada pela PUCRS Fernanda Susin, o diplomado da especialização em Energias Renováveis Luiz Alberto Turmina e a graduanda em Administração de Empresas Marta Pedroso perceberam uma oportunidade de mercado. “Acreditamos que as pessoas podem resolver seus conflitos sem depender sempre da figura do Juiz. A mediação é um método reconhecido mundialmente, é o futuro”, afirma Fernanda. Assim surgiu o aplicativo Mediadores, que garantiu o segundo lugar na categoria Era da Informação e Comunicação do Torneio Empreendedor. Com ele, os usuários terão acesso a advogados mediadores qualificados, que poderão auxiliar nas mais diversas situações. Atualmente, a equipe está simulando a ideia do dispositivo no mercado. O próximo passo também é participar do Startup Garagem, onde pretendem desenvolver ainda mais o projeto antes de lançá-lo aos consumidores.

11ª EDIÇÃO DO TORNEIO EMPREENDEDOR

Foto: Camila Cunha

Na 11ª edição, realizada em entre agosto e novembro de 2017, a atividade focou na interdisciplinaridade e na busca de soluções e ideias de impacto social. A coordenadora do Torneio, professora Katine Fasolo, conta que os organizadores buscaram incentivar a participação de áreas acadêmicas que não costumavam se envolver nessas iniciativas, assim como focar no desenvolvimento criativo dos projetos, baseado na cooperação interdisciplinar entre alunos e professores de diferentes áreas. Com esses e outros fins, o Torneio estruturou-se em uma série de etapas, como palestras, workshops e mentorias, e também foi dividido em quatro desafios temáticos: Cidades Inteligentes, Era da Informação, Saúde e Bem-Estar e o Desafio Livre. “A ideia foi incentivar os participantes a pensarem em problemas socialmente relevantes e atuais, dos mais variados tipos, nas diferentes áreas de conhecimento, e, assim, buscarem soluções inovadoras, contudo, sem deixar de se preocuparem com o impacto social dos seus projetos”, explica Katine.

Confira os vencedores da categoria Desafio Cidades Inteligentes do Torneio Empreendedor neste link.

PRÊMIOS

As equipes classificadas em primeiro lugar nos desafios ganharam uma viagem para São Paulo para participar do Festival Path. Além disso, aquelas que ficaram em primeiro e segundo lugar também garantiram uma vaga no Programa Startup Garagem – Programa Equivalente de Pré-Incubação da Incubadora RAIAR. Todos os finalistas tiveram Participação exclusiva no Programa Rocket – Programa de Empreendedorismo avançado do IDEAR.

TORNEIO EMPREENDEDOR

Criado pelo Núcleo Empreendedor em 2007, O Torneio Empreendedor foi inicialmente realizado como um concurso de Plano de Negócios para alunos da PUCRS, evoluindo para uma disputa de projetos de empreendedorismo entre estudantes de diversas áreas do conhecimento.  Atualmente, o Torneio, realizado pelo Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação – IDEAR, aborda técnicas de desenvolvimento de ideias de negócios, como Design Thinking, Golden Circle, Modelages, Pitch, entre outras, em busca de ensinar aos participantes a aplicar e testar seus projetos, que recebem mentorias e avaliações de profissionais do mercado e empreendedores renomados.