Alunos criam jogo acessível para cegos

Produto está disponível na App Store brasileira

17/02/2016 - 16h30
Foto da equipe que criou o jogo de terror Madnesse's Daze

Terror é o gênero preferido de todos os integrantes da equipe
Foto: Divulgação

Dois alunos do curso de Sistemas de Informação da Faculdade de Informática (Facin) da PUCRS participaram da criação do primeiro jogo de terror acessível para cegos do Brasil, disponível na App Store. Junto com outros três estudantes, Camila Bressan e Rafael Damasceno desenvolveram o Madness’s Daze, que já conta com quase 500 downloads. O game foi criado durante a participação dos alunos no BEPiD, programa que é uma parceria entre a Facin e o Instituto Eldorado, em colaboração com a Apple. O jogo também foi desenvolvido para a plataforma tvOS e já se encontra disponível para a nova Apple TV.

O aplicativo é baseado em um conto de Howard Phillips Lovecraft, escritor norte-americano que revolucionou o gênero de terror. Camila esclarece que a história não é idêntica à original. “Nós criamos nosso próprio roteiro”, conta. Madness’s Daze possui sons e imagens em 3D, possibilitando que o jogador tenha a sensação de estar dentro do cenário. Outro diferencial é o VoiceOver, tecnologia que oferece uma descrição de tudo o que está acontecendo na tela. A voz é de Tainara Specht, aluna do Senac e integrante do grupo. Segundo Camila, este é um ponto muito elogiado pelos jogadores, que não gostam de ouvir a voz de um robô.

O desafio da história é fazer com que a personagem principal, Jeniffer Dudley, fuja de um hospício. A missão dela é encontrar dois objetos: uma chave para escapar e uma injeção para aplicar no guarda do local. “Até a saída, é um labirinto. Cada vez que o jogador chega num lugar, a voz avisa o que tem ao redor”, lembra a estudante. Também integram o grupo Adriano Soares e Paulo Ramos, alunos da UFRGS.

O BEPiD tem duas etapas. A primeira inclui aulas práticas e teóricas, e a segunda envolve o projeto de conclusão. Os produtos realizados ao final são publicados na App Store. Os cinco estudantes produziram o jogo em seis meses. No primeiro mês, todos participaram de uma longa pesquisa de mercado. Camila explica que, desde o início, toda a equipe queria desenvolver algo que envolvesse acessibilidade para cegos. Durante a pesquisa, decidiram que o produto seria um game. “Pesquisamos sobre o tema preferido das pessoas, e o terror ganhou. Foi uma coincidência, pois é o gênero preferido de todos os integrantes da equipe”, afirma a estudante.

O jogo está disponível na App Store e tem uma página no Facebook www.facebook.com/madnesssdaze