Aluna faz mobilidade em uma das principais escolas de gastronomia do mundo

Bárbara Alano embarcou para o México e está estudando na Le Cordon Bleu

07/02/2019 - 18h25
foto da aluna de gastronomia no programa de mobilidade acadêmica no méxico

Bárbara aprende técnicas na escola de gastronomia Le Cordon Bleu / Foto: Arquivo pessoal

A estudante do curso de Gastronomia, Bárbara Alano está realizando o sonho de muitos chefs: estudar na Le Cordon Bleu, uma das principais escolas do ramo gastrômica no mundo. A oportunidade surgiu através do Programa de Mobilidade Acadêmica, uma vez que a Universidad Anahuac Mayab, conveniada à PUCRS, possui uma aliança com a renomada escola francesa.

Bárbara chegou ao México no final de dezembro após ser selecionada para o Programa Apoio para a Mobilidade Internacional do Santander Universidades. Devendo permanecer até o final de maio, a aluna atende ao curso na filial mexicana da escola fundada em Paris em 1985.

Experiência diferenciada

A oportunidade de estudar na Le Cordon Bleu é motivo de comemoração para a estudante. “Nunca sequer imaginei que um dia estaria estudando em uma das melhores escolas de gastronomia e turismo do mundo, mas cá estou vivendo um sonho acordada”, conta.

De acordo com Bárbara a rotina de estudos tem sido intensa, com aulas práticas de seis horas de duração. “Não existem grupos dentro da cozinha, sendo a receita elaborada individualmente e avaliada a cada aula. É um nível de exigência bastante alto, desde uniforme completo até a elaboração da receita. Felizmente, a PUCRS me preparou bem e estou conseguindo aproveitar ao máximo todas as aulas”, complementa.

foto da aluna de gastronomia no programa de mobilidade acadêmica no méxico

Aluna em frente ao Monumento a la Patria, na cidade de Mérida / Foto: Arquivo pessoal

Além do crescimento pessoal a partir de uma experiência internacional, Bárbara também acredita que a vivência refletirá positivamente em sua formação profissional. Conviver com outro idioma, aprender sobre a gastronomia local e internacional e conhecer colegas de diferentes partes do mundo são alguns dos benefícios que poderão ajudá-la ao longo da carreira.

A aluna ainda destaca o fato de poder estudar na renomada escola pagando apenas o valor da mensalidade da PUCRS. Isso porque os alunos em mobilidade acadêmica ficam isentos da mensalidade na universidade de destino, devendo manter vínculo apenas com a PUCRS.

Formação internacional

Para a professora Rochele de Quadros Rodrigues, coordenadora do curso de Gastronomia na Universidade, a mobilidade acadêmica é importante para todos os cursos, no entanto, destaca a relevância especial para a área da gastronomia. “É uma área que tem influência de diferentes partes do mundo”, completa.

De acordo com a docente, a experiência internacional não só garante diversos aprendizados, como também desenvolve habilidades. “Isso tudo não só enriquece o currículo, mas também garante o crescimento pessoal dos alunos”, diz. Além disso, proporcionar que os alunos estudem na Le Cordon Bleu também é motivo de celebração.

Alunos interessados em mobilidade acadêmica poderão obter mais informações neste link, pelo e-mail [email protected] ou presencialmente na Assessoria de Cooperação Internacional (Prédio 1, sala 110).