Alumni destaca a importância das Letras na mudança da sociedade

Marlon Oliveira pesquisa habilidade oral no ensino do inglês em escola pública

27/07/2018 - 14h39
Alumni Marlon Oliveira

Foto: Arquivo pessoal

Formado com láurea e mestre em Letras pela PUCRS, Marlon Machado Oliveira é professor de inglês, francês, italiano e alemão. Ainda durante a graduação, o jovem de 24 anos começou a dar aulas em escola de idiomas e escola pública, além de ministrar um curso de inglês no Pronatec, preparando profissionais para a Copa do Mundo no Brasil.

Com facilidade de navegar pela área de Letras, Linguística e idiomas, é autodidata e estudou mandarim durante seis meses antes de embarcar para Xangai, onde fez um curso de um mês sobre desenvolvimento humano e consciência ambiental. Ele foi o primeiro colocado, dentre 250 candidatos, no edital Top China de 2014. Enquanto estava no país oriental, teve a oportunidade de ministrar aulas de inglês em nível avançado para professores da Jiao Tong University.

Atualmente, faz doutorado em Linguística Aplicada, com previsão de conclusão para 2019 e rebate a concepção de que inglês se aprende apenas em cursos particulares e de que o ensino é fraco em escolas públicas. “No doutorado trabalho com a habilidade oral em uma escola pública de Charqueadas, utilizando tecnologias digitais para os alunos apresentarem a sua cidade em inglês”, conta. Saiba mais sobre sua trajetória na reportagem O poder da linguagem, da edição 187 da Revista PUCRS.