Aliança para a Inovação realizará evento sobre a visão do futuro da capital

Aberto ao público, UFRGS, PUCRS e Unisinos organizam encontro no dia 4 de julho

03/07/2018 - 11h47
aliança para inovação em porto alegre, unisinos, ufrrgs, iasp, josep piqué

Josep Piqué, Rui Vicente Oppermann, Nelson Marchezan Júnior, Marcelo Fernandes de Aquino e Ir. Evilázio Teixeira.
Foto: Gustavo Diehl/UFRGS

Nesta quarta-feira, 4 de julho, as três maiores Universidades do Rio Grande do Sul, UFRGS, PUCRS e Unisinos, que formam a Aliança para a Inovação em Porto Alegre, promovem um encontro que vai discutir sobre a visão de futuro da capital gaúcha. A atividade reunirá, entre os convidados, representantes do poder público e da imprensa, pesquisadores, empresários, e demais formadores de opinião interessados em inovação para a cidade. O evento será no Teatro Unisinos Porto Alegre (Avenida Nilo Peçanha, 1600), das 8h30 às 12h.

O encontro será uma oportunidade para ouvir Josep Piqué, presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP), e um dos idealizadores do Projeto Barcelona @22, que transformou a cidade em uma referência na área de smart cities e distritos de inovação no mundo. Josep atuou também como consultor internacional de importantes projetos de revitalização urbana baseados na inovação, como os de Medellin (Colômbia) e de Santa Catarina.

Conforme Piqué, os projetos que poderão ser desenvolvidos para Porto Alegre devem partir da construção de uma visão coletiva de futuro, por isso os eventos com a sociedade são um fator importante de engajamento. “O primeiro passo para transformar Porto Alegre é fazer um pacto de articulação entre os agentes que vão trabalhar de forma conjunta e também um pacto da visão que queremos construir para a cidade”, afirma.

CONFIRA: Aliança para Inovação de Porto Alegre é oficializada

O evento marcará o início das atividades que buscam a transformação de Porto Alegre. Uma oportunidade para conhecer cases de inovação, buscar uma agenda em comum e fortalecer o ecossistema para alcançar a mudança. A atividade é uma realização da Aliança para Inovação de Porto Alegre, uma articulação entre as universidades que visa potencializar ações de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento da cidade.

A ação visa transformar Porto Alegre em uma referência na área de inovação e empreendedorismo no País, potencializando conexões locais, nacionais e internacionais em prol do desenvolvimento social e econômico. A ideia é transformar a cidade em um polo gerador de novos empreendimentos de base tecnológica e startups, atrair novos investimentos e reter talentos no ecossistema de inovação da capital. Entre os objetivos, projeta-se avançar em ações estruturantes da cidade, com modernos espaços para viver, morar e trabalhar.

aliança para inovação em porto alegre, unisinos, ufrrgs, iasp, josep piqué

Foto: Gustavo Diehl/UFRGS

Articulação entre reitores, prefeito e representantes empresariais

Dentro de um cronograma de atividades, ocorreu, na última segunda-feira, dia 2 de julho, um encontro na Reitoria da UFRGS. Estiveram presentes o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, e da Unisinos, Marcelo Fernandes de Aquino; além do presidente da IASP, Josep Piqué.

Na ocasião, os três reitores receberam o prefeito Nelson Marchezan Júnior e representantes de entidades empresariais para dar início às articulações para a constituição do ecossistema de inovação em Porto Alegre. Também participaram professores das universidades que estão atuando em grupos de trabalho no âmbito da Aliança, colaborando a partir das suas pesquisas e da base de conhecimento em ecossistemas de inovação produzida na academia.

Segundo Piqué, a Aliança formada pelas universidades põe um elemento chave na articulação, porque convida a administração pública e as empresas a somarem-se pelo desenvolvimento de um grande pacto pela inovação em Porto Alegre. “Essa é a grande notícia, porque significa que universidades e empresas compreendem quão importante é o trabalho conjunto, e, portanto, a governança significa que as universidades assumem sua responsabilidade e põem seus ativos e capacidades à disposição de Porto Alegre”, frisou.