Aliança para Inovação de Porto Alegre é oficializada

A proposta é transformar a cidade em um polo gerador de novos empreendimentos

10/04/2018 - 08h03
assinatura, universidades, PUCRS, UFRGS, Unisinos, universidades, Porto Alegre, inovação

Ao centro, os três reitores assinam a parceria
Foto: Gustavo Diehl/UFRGS

“Esse é um dia histórico para Porto Alegre. As três instituições fortemente vinculadas ao conhecimento, à pesquisa, à cultura, ao desenvolvimento e à responsabilidade social se unem para um projeto que almeja transformar Porto Alegre”. Com estas palavras, o Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, dimensionou a Aliança para Inovação de Porto Alegre, que foi lançada na última segunda-feira, dia 9 de abril, na Sala dos Conselhos da UFRGS. Essa união conta a participação das maiores Universidades da capital gaúcha: PUCRS, UFRGS e Unisinos.

Contratado para assessorar a iniciativa e transmitir a metodologia para as instituições de ensino envolvidas e auxiliar na montagem deste pacto, Josep Piqué enfatizou que: “a agenda da inovação é uma agenda de desafios”. Presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos, Piqué está vinculado a iniciativas similares em Barcelona (Espanha), Medellín (Colômbia) e Santa Catarina.

Referência nacional em inovação

Segundo o Reitor da PUCRS, esta aliança tornará a cidade uma referência nacional em inovação e empreendedorismo, possibilitando conexões nacionais e internacionais em prol do desenvolvimento social e econômico. “Seremos um polo gerador de novos empreendimentos, termos uma base tecnológica para atrair novos investimentos e reter talentos. A PUCRS tem clareza com o seu papel como catalisadora de desenvolvimento da cidade, do Estado e do país”, complementou.

Josep Piqué foi contratado para assessorar a aliança
Foto: Gustavo Diehl/UFRGS

Articulação de ações

Para o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, a ideia é de articular um conjunto de ações, para que elas sejam todas alinhadas, com intencionalidade, em um processo de desenvolvimento da cidade. “Vamos precisar de legislações que agilizem o processo de geração de novos empreendimentos de base tecnológica. Além disso, necessitamos criar uma atmosfera positiva para atração de investimentos do Exterior”, frisou.

Ainda, segundo Audy, a proposta é desenvolver um pacto que articule os principais agentes do desenvolvimento da cidade, da sociedade civil, das instituições de ensino, das empresas e do governo municipal.  “Vamos constituir um ecossistema de inovação que atraia novos investimentos, que permita o surgimento, o florescimento de empresas locais, de startups, de novas empresas que tenham a tecnologia e a criatividade como seus principais fundamentos”, disse.