Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Acordo com a Fulbright trará professor norte-americano da área de neurociências

Universidade participará da Cátedra Fulbright em Neurociências

09/08/2019 - 09h03
fullbright, convênio, reitoria, evilázio teixeira, carla bonan, jorge audy

Autoridades reuniram-se no Salão Nobre da Reitoria / Foto: Camila Cunha

Foi firmado nesta terça-feira, dia 6 de agosto, um memorando de entendimento entre a PUCRS e a Comissão Fulbright, organização internacional vinculada aos governos do Brasil e dos Estados Unidos, estabelecendo a Cátedra Fulbright em Neurociências (Fulbright Distinguished Chair in Neuroscience). A iniciativa visa apoio à participação de acadêmicos norte-americanos, atuando em instituições dos Estados Unidos, em atividades de docência e pesquisa na área de Neurociências em cursos de doutorado da PUCRS, com nota na CAPES igual ou superior a cinco.

A cerimônia no Salão Nobre da Reitoria contou com a presença do reitor Ir. Evilázio Texeira, da pró-reitora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Carla Bonan, do diretor de Pós-Graduação Christian Kristensen e do Superintendente de Inovação e Desenvolvimento, Jorge Audy. Por parte da Fulbright estiveram presentes o diretor executivo, Luiz Valcov Loureiro, e o especialista de Programas da Fulbright, Luis Pedroso.

De acordo com Carla Bonan, o objetivo principal desta iniciativa é fortalecer as relações entre pesquisadores e acadêmicos brasileiros e norte-americanos e, com isso, fomentar iniciativas de cooperação que se mantenham após a visita do pesquisador selecionado. A bolsa concedida à PUCRS deve ser realizada entre julho de 2020 e março de 2021. O processo de candidatura se dá através da página da Fulbright, onde estão disponíveis mais informações sobre o processo.

Sobre a Cátedra

A Cátedra da Fulbright em Neurociências selecionará um acadêmico vinculado a uma instituição de ensino e pesquisa norte-americana para vir ao Brasil desenvolver, na PUCRS, atividades de docência na pós-graduação e pesquisa na área de neurociências. Os candidatos a esta prestigiosa posição deverão ter título de PhD, ou equivalente, há pelo menos 10 anos e uma trajetória acadêmica reconhecida. O candidato selecionado receberá a quantia de US$ 26 mil para um período de 4 meses (que pode ser dividido em dois períodos de dois meses), entre 1º de julho de 2020 e 30 de setembro de 2021.