Acervo do Delfos integra exposição sobre aniversário de Porto Alegre

Fotografias pertencem ao acervo Benno Mentz, abrigado na Universidade

26/03/2019 - 10h58
Vista da torre da antiga Catedral, na Praça da Matriz, em Porto Alegre

Vista da torre da antiga Catedral, na Praça da Matriz / Foto: Acervo Benno Mentz/Delfos

Em comemoração ao aniversário de Porto Alegre, que neste dia 26 de março completa 247 anos, será inaugurada na próxima sexta-feira, 29, a exposição SobrePOA, que reflete a evolução da Capital através de uma série de fotografias históricas. Imagens do acervo Benno Mentz, abrigadas no Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS (Delfos), integram o projeto. A série de 20 fotos atribuídas ao italiano Luiz Terragno, condecorado por Dom Pedro II como fotógrafo imperial, foram obtidas a partir de um ponto de vista inusitado: as torres da antiga Catedral – no mesmo local da atual, na Praça da Matriz, entre 1865 e a década de 1870. As imagens foram reinterpretadas pelas lentes dos profissionais da Prefeitura de Porto Alegre. A mostra, na Pinacoteca Aldo Locatelli (Paço dos Açorianos, Praça Montevidéu, 10), ficará aberta até 18 de maio. A visitação é gratuita, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Mais informações pelo e-mail, [email protected] ou pelo telefone (51) 3289-3735.

Exposições desvendam e contam histórias

Outra exposição, sob curadoria da professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bruna Fetter, propõe um Exercício de Convivência” entre nove artistas contemporâneos com diferentes abordagens do fazer artístico. A ideia é perceber o espaço urbano de diferentes maneiras com materiais e simbologias de convivência. As duas exposições se completam ao propor o pensamento do espaço de Porto Alegre com pontos de vista diversos e divergentes, utilizando como ferramentas técnicas artísticas.

Acervo Benno Mentz

O Acervo Benno Mentz abriga coleções de documentos, jornais, almanaques, revistas, fotografias, mapas e materiais diversos que servem como fonte de pesquisa para a compreensão da trajetória dos imigrantes alemães e de seus descendentes no sul do Brasil. Começou a ser organizado na década de 1920, e se estendeu até os anos 60. Os documentos são um fichário genealógico de 25 mil famílias de origem alemã no RS, jornais e almanaques em língua alemã, além de livros, revistas, arquivos pessoais de personalidades da política gaúcha e ainda arquivos de empresas e material iconográfico.

Incluem-se, também, alguns jornais em língua alemã posteriores à Segunda Guerra Mundial editados em São Paulo (Brasil-Post e Deutsche Nachrichten), além de jornais em língua portuguesa de alguma forma ligados ao tema colonização alemã, como Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul, e jornais eclesiásticos e de associações diversas. A coleção foi doada à Universidade em setembro de 2009, pelos familiares de Raul de Oliveira Santos – antigo detentor das coleções.  Confira mais informações no site do Delfos.

SobrePOA
Exercícios de Convivência