A bordo no caminhão, alunos aprendem mais sobre tecnologia

No Hackatruck Markerspace, os estudantes da PUCRS criam aplicativos e soluções com Internet das Coisas

10/10/2018 - 14h44
HackaTruck

Foto: Bruno Todeschini

Um grande caminhão amarelo estacionado na frente do prédio 8 vem chamando a atenção de quem circula pelo Campus da PUCRS. Trata-se do Hackatruck Markerspace, uma ação que permite aos estudantes o acesso às novas tecnologias em desenvolvimento e estimular a inovação nesta área. A iniciativa é promovida pela IBM, em colaboração com a Apple, e acontece até o dia 10 de novembro.

Ao todo são 45 alunos de graduação, mestrado e doutorado, de várias Escolas da Universidade, envolvidos em atividades nos turnos da manhã e tarde. Segundo Bruno Felipe Corte, instrutor do Hackatruck Makerspace, os estudantes estão motivados por participar de metodologias de ensino diferenciadas. “Já realizamos duas dinâmicas. Uma foi sobre o desenvolvimento mobile na Apple Developer Academy – Porto Alegre. Outra foi relacionada à metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software”, detalha.

Conforme destaca Afonso Sales, professor da Escola Politécnica e coordenador do Brazilian Education Program for iOS Development (BEPiD), os alunos dispõem de várias ferramentas para usar a criatividade, como: impressoras 3D, sensores, furadeira e cortadora de madeira. “Usamos a metodologia ativa a qual o aluno determina qual projeto quer desenvolver e escolhe o ritmo do seu aprendizado. Assim, podem desenvolver tanto atividades manuais, com a Internet das Coisas; como se capacitar com tecnologias controladas por meio de aplicativos”, complementa.

 

Etapas antes do caminhão

A primeira etapa do Hackatruck foi via um curso EAD com cinco módulos. Os participantes receberam um certificado de 65 horas. Quando o curso terminou, a última etapa de seleção é a submissão de um vídeo em que o participante conta os motivos pelos quais deseja fazer parte do projeto. Os primeiros colocados no ranking de desempenho do EAD, receberá um contato da equipe garantindo uma vaga na etapa presencial.

O curso presencial possui seis semanas de duração entre aulas teóricas no Apple Developer Academy da PUCRS e aulas práticas no Truck do projeto com especialistas da área e professores do Hackatruck. A etapa presencial confere ao participante um certificado de 120 horas. O período do curso presencial vai até dia 9 de novembro.

 

Mais sobre o Hackatruck Makerspace

O Hackatruck é uma atividade de capacitação profissional de estudantes universitários de TI ou interessados no tema que tenham conhecimento prévio da área. É patrocinado pela IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple e execução do Instituto de Pesquisas Eldorado. A capacitação ocorre em programação Swift para plataforma iOS e por meio de palestras abertas sobre inovações tecnológicas e carreiras de TI.

Além das capacitações por meio do curso e das palestras, as instalações do Hackatruck incentivam os participantes a desenvolver ideias inovadoras: dentro do caminhão é possível ter contato com aparelhos como impressora 3D e retroprojetor interativo, além de outros aparatos tecnológicos. O espaço também ficará aberto à visitação.

Confira as fotos na galeria:


Leia Mais Veja todas