Gabarito do 1º dia do Vestibular PUCRS 360°

Concurso segue neste domingo, das 15h às 19h30min

01/12/2018 - 19h38
vestibular, concurso, provas, campus, pucrs 360, prédio 11

Candidatos aguardam a abertura do portão
Foto: Camila Cunha

Na tarde deste sábado, dia 1° de dezembro, a Universidade realizou o primeiro dia do Vestibular PUCRS 360°, com as provas de História e Geografia, Língua Portuguesa e Literatura e Redação. O concurso acontece nos prédios 11 e 50. O gabarito das questões está disponível no site vestibular.pucrs.br.

Os temas da redação foram Aulas de Gramática, Indigência Lexical e Literatura e Representação. Os cursos mais concorridos são Medicina, Ciências Aeronáuticas e Arquitetura e Urbanismo.

O processo seletivo segue neste domingo, dia 2 de dezembro, das 15h às 19h30min, com as provas de Matemática e Física, de Química e Biologia e de Língua Espanhola ou de Língua Inglesa.

A divulgação das listas de classificados e de espera nas modalidades será feita a partir do dia 6 de dezembro pelo e-mail fornecido pelo candidato na inscrição e pela internet. O site vestibular.pucrs.br oferece informações complementares e o download do Manual do Candidato. Outras informações no Setor de Ingresso, pelo telefone (51) 3320-3557.

vestibular, concurso, provas, campus, pucrs 360, prédio 50

Vestibulandos se preparam para a prova
Foto: Camila Cunha

Candidatos comentam prova e elogiam estrutura

Para a maioria dos vestibulandos, a prova de redação foi exigente, pois os temas trataram sobre a língua portuguesa e suas utilizações na literatura, linguística e gramática como experiência. “Na escola sempre fui muito incentivada e cobrada em saber o português e a literatura. A indigência lexical é muito recorrente com todos. Escrever sobre isso é tratar de um tema cotidiano”, comenta Laura Link, de 18 anos, candidata de Administração.

A estrutura da PUCRS foi determinante para que muitos vestibulandos escolhessem estudar na Universidade. Por influência de seu pai e de sua madrasta, diplomados em Ciências Biológicas na PUCRS, Eduarda Wolf, de 17 anos, optou em ser uma futura aluna do curso de Odontologia. “Eles me incentivaram porque acreditam que a infraestrutura da PUCRS é única nessa graduação”, enfatiza. Já Matheus Pacheco, de 18 anos, reforçou que o curso de Gastronomia proporciona diversas possibilidades para estudo e práticas diárias. “É uma universidade completa para minhas escolhas profissionais”, ressalta.

vestibular, concurso, provas, campus, pucrs 360, acalanto, bate-papo, pais

Denise e Rui Mallman conversam com professores

Ambiente acolhedor para família

Na Biblioteca Central, os familiares e os acompanhantes dos candidatos interagiram com professores e coordenadores das oito Escolas da Universidade. Na ocasião foi realizado o atendimento para informações financeiras, créditos, benefícios e formas de ingresso.

Para os pais das vestibulandas Taís e Letícia Mallmann, de 17 anos, que concorrem às vagas para os cursos de Psicologia e Direito, respectivamente, a iniciativa de dar um ambiente acolhedor para os pais traz a possibilidade de tirar dúvidas e “quebrar o gelo” da primeira impressão da universidade. “É realmente um lugar para ficar”, complementa Denise Mallman, mãe das gêmeas.

Segundo Helena Ritter, mãe de Lídia, de 17 anos, que presta vestibular para Direito, a filha está animada e, além de estudiosa, sempre demonstrou muita vontade de estudar na Universidade. “Ela fala alemão e sempre ressaltou a vontade de fazer intercâmbio e a PUCRS facilita as condições de estudar no exterior”, destaca.

Conforme o coordenador do curso de Engenharia Civil, Felipe Brasil Viegas, essa atividade proporcionou um espaço acolhedor, realizando um envolvimento maior entre a família e a instituição de ensino. “Foi possível criar um ambiente mais humano antes da tensão da prova. Isso torna as relações mais próximas e consegue mostrar por completo o que é a universidade”, afirma.

Aproximar à universidade, por meio da interação com professores, foi um dos grandes diferenciais dessa ação, segundo o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Sérgio Boscato Garcia. “O contato faz o aluno não ter tanta dificuldade até durante a sua vida acadêmica. É uma forma diferente de mostrar a Universidade”, reforça

Confira a galeria de imagens: