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5 dicas: práticas para quem quer começar a meditar

A prática auxilia na desaceleração da rotina e impacta na saúde mental e no bem-estar

04/06/2020 - 09h15
5 dicas: práticas para quem quer começar a meditar - A prática auxilia na desaceleração da rotina e impacta na saúde mental e no bem-estar

Foto: Madison Lavern/Unsplash

Por que meditar? Em meio a um estilo de vida cada vez mais acelerado e conectadoa meditação pode ser um bom recurso para o cultivo da saúde mental e do bem-estar. São exercícios que podem ser feitos em casa e que estimulam a conexão emocional e de autocuidado, conforme a Cartilha para enfrentamento do estresse em tempos de pandemia. Confira as dicas de Malone Rodrigues, filósofo líder do projeto de meditação do Centro de Pastoral e Solidariedade. 

Você não precisa de nenhum equipamento especial para praticar e não há contraindicação, independentemente da idade ou do estilo de vida. Para conseguir se desconectar e iniciar uma jornada de meditação, é necessário persistência e paciência, até que a prática leve ao hábito. 

  • Persistência: assim como ir à academia ou andar de slackline, exige treino e esforço, mas não é impossível. É comum que os primeiros dias sejam difíceis ao inserir novos hábitos na rotina, mas o tempo é seu amigo.  
  • Paciência: mesmo que pareça contraditório, pessoas que começam a meditar não estão isentas de perder a paciênciaÉ comum querer sentir os benefícios logo nos primeiros segundos, o que não acontece. E por isso é importante evitar julgamentos e aproveitar o momento, rir de si mesmo e aprender a se escutar 

Dicas para iniciantes 

É possível meditar sozinho, com um professor, utilizando um aplicativo, assistindo a um vídeo na internet, entre outrosConfira dicas que podem facilitar nas primeiras práticas:

1. Reserve um momento para você 

Se é importante, está na sua agenda! Reservar um momento ao longo do dia para se desligar do mundo externo e se conectar com você é muito importante. Pode ser ao acordar, para permitir começar o dia com menos ansiedade e mais foco; no meio do dia, para descansar um pouco das tarefas; ou quando for se deitar, para acalmar a mente antes de dormir. Idealmente, um período de 10 a 15 minutos é um ótimo tempo para começar e trazer pequenos benefícios em relação à atenção e à respiração, mas cinco minutos já são suficientes para permitir uma sensação de tranquilidade. 

2. Encontre um local calmo 

É recomendado separar um espaço onde você possa se sentar com um pouco de tranquilidade, como uma sala, um jardim, um sofá, sendo possível na própria cadeira do escritório, ou até no carro, após estacionar antes de ir para o trabalho, por exemplo.  

Na PUCRS, além da sala de meditação (Prédio 15) e da Capela, temos os jardins, que são um convite para parar e respirar fundo.  

3. Escolha uma postura confortável 

Esqueça a postura que costumamos ver por aí, da pessoa sentada em posição de lótus. Essa posição, em especial, exige treinamento prévio. Para quem está começando, ela pode ser bem desconfortável. 

Faça alguns breves e leves alongamentos e comece sentando-se em uma cadeira. Pés firmes no chão, mãos sobre as pernas, o queixo levemente levantado. Apenas tome cuidado para que sua coluna fique reta, sem forçar. O importante é que você consiga achar uma postura que te permita ficar relaxado mas, ao mesmo tempo, desperto e atento.  

4. Fique atento à sua respiração 

5 dicas: práticas para quem quer começar a meditar - A prática auxilia na desaceleração da rotina e impacta na saúde mental e no bem-estar

Foto: Oluremi Adebayo/Pexels

É importante aprender a dar uma atenção especial a sua respiração, utilizando os pulmões completamente. Deve ser feita uma inspiração profunda, puxando o ar, inflando a barriga e o tórax, e uma expiração lenta e prazerosa.  

O controle da respiração pode não ser fácil no começo, o que é percebido durante a prática, mas é importante que seja confortável e sem forçar, para que não se torne um momento desagradável. Um exercício que pode ser feito é contar até quatro na inspiração, e repetir esse tempo para a expiração. 

5. Foco e concentração

Na meditação tradicional é necessário encontrar um foco para manter a atenção. Geralmente podemos usar um mantra, que é qualquer som, sílaba, palavra ou frase que deve ser repetida várias vezes para que exerça um poder específico sobre a mente e que auxilie a concentração para a meditação. 

Na meditação cristã é usada a palavra Maranatha. O importante é que você encontre um ritmo confortável para sua respiração, mantendo o foco total no movimento. 

Dica bônus 

É muito comum que surjam diversos pensamentos durante a meditação, e, neste caso, não se deve brigar com eles, mas sim deixá-los vir e depois partir. Jamais vamos “esvaziar nossa mente”, ela é assim e sempre existirão muitos pensamentos. Com o tempo e a prática, fica mais fácil não se prender aos pensamentos.  

Projeto Trilha de Meditação 

Exclusivo para a comunidade PUCRS, o projeto busca auxiliar os participantes por um processo de mentoria inicial. O acompanhamento dura quatro encontros com dicas e informações para começar a meditar. Basta enviar um e-mail para medita[email protected]com o assunto Quero meditar e enviar o seu nome completo com matrícula. A equipe responsável entrará em contato para agendar o primeiro encontro. Devido à grande adesão, alguns encontros estãem lista de espera.
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