5 dicas: como aproveitar os serviços da Biblioteca

Ambientes de estudo, pesquisa e acervos estão disponíveis para utilização de toda a comunidade universitária

12/03/2020 - 16h12
biblioteca

Foto: Bruno Todeschini

Uma das mais completas da América Latina, a Biblioteca Central Ir. José Otão oferece diversos serviços gratuitos para a comunidade universitária. Estão disponíveis para empréstimos e consultas, de forma gratuita, mais de um milhão de itens de informação pelo sistema de descoberta Omnis, que inclui livros, teses, dissertações e publicações do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre outros. Além dos acervos, a Biblioteca conta com ambientes de estudo e pesquisa disponíveis para uso do público interno. Para aproveitar todos os serviços, conheça 5 dicas:

1. Conheça a Biblioteca Central de forma interativa

A exposição Fragmentos Elementares convida o público a desvendar os recursos, serviços e espaços espalhados pelos andares da Biblioteca de forma interativa. A trilha se inicia no Espaço Cultural, no térreo da Biblioteca, e cada expositor indica onde está o próximo. A exposição pode ser conferida até o dia 20 de março

2. Utilize um ambiente para cada necessidade

Usufrua de ambientes para leitura, estudo individual ou em grupo e produção do conhecimento, localizados nos 2º, 3º, 8º e 9º pavimentos. Conheça também os ambientes para descanso, atividades acadêmicas e culturais no Térreo. Todos espaços têm cobertura de rede wi-fi. Saiba mais.

3. Pesquise e estude em qualquer lugar

biblioteca

Foto: Bruno Todeschini

Tenha acesso a e-books, artigos, vídeos e outros documentos em coleções on-line, mesmo quando não estiver no Campus da PUCRS. Também é possível ler documentos e livros de todas as áreas do conhecimento em casa através dos empréstimos. Conheça mais sobre o empréstimo.

4. Tenha auxílio técnico

O serviço de orientação no uso de normas técnicas de documentação está disponível no 2º e no 3º pavimento da Biblioteca Central. Podem ser conferidos, ainda, modelos que auxiliam na elaboração de trabalhos acadêmicos, teses, dissertações, artigos, resumos, referências e citações, elaborados pela equipe da Biblioteca. Além destes serviços, está disponível a orientação para pesquisa bibliográfica, realizada sob agendamento prévio.

5. Acessibilidade para todos

A Biblioteca Central possui uma estrutura acessível às pessoas com deficiência, disponibilizando espaço, equipamentos e softwares para pessoas com deficiência visual, além de tradução de vídeos para Libras. Saiba mais.