1º Simpósio Pró-Mata inicia nesta quinta-feira

Inscrições estão abertas. Evento integra a Agenda Ambiental do Instituto do Meio Ambiente e debate ciência para um futuro sustentável

21/11/2018 - 12h37

Simpósio Pró-MataAinda dá tempo de participar do 1º Simpósio Pró-Mata, que tem a proposta de conectar pesquisadores que realizam ou realizaram pesquisas científicas no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza (Pró-Mata). O evento ocorre de 22 a 25 de novembro, no prédio 50, e conta com palestras, oficinas e apresentação de trabalhos. Com a temática Construindo Ciência para um futuro sustentável, é promovido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). A programação completa e as inscrições podem ser realizadas a partir deste link.

O simpósio integra a Agenda Ambiental, iniciativa lançada em 2015 como forma de reunir as atividades desenvolvidas pelo IMA. Dentre suas ações estão a Semana do Meio Ambiente, a Primavera na PUCRS (concurso e exposição fotográfica), e atividades desenvolvidas dentro de um programa com foco em sustentabilidade para a Universidade.

IMA

O IMA atua para a preservação dos recursos naturais e a conscientização ambiental através de iniciativas multidisciplinares para pesquisa, ensino e extensão. Além do Pró-Mata e da Agenda Ambiental, dentre seus projetos estão o Banco de Canecas, o Observatório de Aves da PUCRS,  o projeto Revitalização da Bacia do Arroio Dilúvio e oferece cursos de especialização. Ainda, conta com a atuação do Comitê de Gestão Ambiental (CGA), criado em 2010 para apoiar a Administração Superior nas questões voltadas ao meio ambiente, que estimula procedimentos técnicos administrativos com disseminação de boas práticas. O CGA é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e é integrado por professores e funcionários de diferentes unidades.

Pró-Mata

Localizado em São Francisco de Paula, o Centro foi concebido pela PUCRS como uma área voltada para a pesquisa e a conservação da natureza, para a geração e a divulgação de conhecimento científico e para o desenvolvimento sustentável. O projeto teve apoio da Universidade de Tübingen, da Alemanha, e da empresa alemã Stihl, sendo inaugurado em 1996. Sua infraestrutura conta com salas de aula com recursos audiovisuais, laboratórios de preparação, análise e conservação de amostras, trilhas, mirante, estrutura de hospedagem e rede wireless.

Recebe uma média de 1200 usuários por ano, sendo pesquisadores, professores e alunos tanto da PUCRS quanto de outras instituições nacionais e internacionais. São cerca de 180 estudos já realizados e mais de 20 em andamento que abrangem desde a descrição de novas espécies de plantas e animais até a utilização de plantas nativas na geração de produtos através da extração de óleos e outros subprodutos do metabolismo dos organismos. Ainda, tem projetos voltados para a sensibilização e educação ambiental, que integram a comunidade do entorno e escolas de outros municípios.

Com objetivo de pesquisa, ensino, extensão e conservação da biodiversidade, tem mais de três mil hectares de florestas e campos naturais, com Floresta Araucária, Mata Atlântica senso estrito e campos de altitude. A área está inserida em uma das zonas núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, tombada pela UNESCO.

Para 2018, o Pró-Mata prepara uma série de seis documentários com as temáticas de formação ecológica, aves, felinos, araucária, polinização, educação ao ar livre. Os filmes terão até 25 minutos cada e há negociações com canais de TV à cabo para veiculação. A realização é uma parceria entre o Centro Tecnológico Audiovisual do RS (Tecna) e uma produtora externa.