Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

banner_topo_biohub_marcacao

BioHub

O BioHub é uma iniciativa da PUCRS, através do Parque Científico e Tecnológico – Tecnopuc, do Instituto do Cérebro – InsCer, do Hospital São Lucas – HSL e das Escolas da Universidade. Sua atuação envolve um conjunto de ações sincronizadas entre as áreas com o objetivo de promover a inovação, conectando talentos e conhecimentos para gerar negócios inovadores em ciências da vida.

 


Objetivos

IMPULSIONAR INOVAÇÕES E STARTUPS ORIGINADAS NA PESQUISA E NOS LABORATÓRIOS DO HSL, INSCER E PUCRS
ESTIMULAR A CULTURA DE EMPREENDEDORISMO ENTRE ESTUDANTES, PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE
PROMOVER CONEXÕES, INTERNAS E COM A SOCIEDADE
FACILITAR O INVESTIMENTO ATRAVÉS DE PARCERIAS
ATUAR DE FORMA ARTICULADA COM A MARCHA NA GERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE STARTUPS

Contexto Global

Existe um movimento entre as instituições de saúde no sentido de promover uma jornada digital de inovação em todo o mundo. Os avanços da tecnologia estão transformando o setor, tanto no que diz respeito aos pacientes, aos profissionais da área quanto à gestão. A área da saúde é um dos segmentos de negócios com o menor índice de digitalização, assim em todos os países passam por uma transformação digital importante.


ECOSSISTEMA COMPLETO PARA AS CIÊNCIAS DA VIDA

O BioHub é uma iniciativa de articulação de toda a Universidade. Neste contexto, são mais de 90 laboratórios, mais de 100 grupos de pesquisa, mais de 14 programas de pós-graduação stricto sensu, além de inúmeros institutos e centros de pesquisas que integram esse grande living lab de testes e experimentos voltado às ciências da vida.

Trata-se de uma base consistente para gerar conhecimento com potencial de se transformar em negócios. Além disso, estão conectados ao HioBub o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, o Parque Tecnológico Tecnopuc e o Hospital São Lucas da PUCRS.

InsCer é referência mundial em:

Produção e Pesquisa em Radiofármacos de meia-vida curta.

Investigação clínica por imagem molecular (PET / CT) e ressonância magnética de alto campo.

Estudo da demência, como Alzheimer, epilepsia, doença de Parkinson, doenças vasculares, neuropsiquiátricas e neuroncológicas.



O Hospital São Lucas reúne:

+650 leitos, sendo 90 UTI.

+100 consultórios medicos e 19 salas cirúrgicas.

+2.000 médicos no Corpo Clínico, +250 Residentes Médicos e Multiprofissionais.

30k procedimentos cirúrgicos, 24k hospitalizações, 90k chamadas de emergência e + 2M Exames de Diagnóstico por ano

No Tecnopuc são:

+170 empresas, de todos os portes

+80 Startups

+7.000 pessoas

37 hectares em 3 sites

90 mil m2 de área construída


O QUE VAI ACONTECER AQUI

As diversas unidades que compõem o BIOHUB tem ações, programas e projetos voltados para o desenvolvimento das Ciências da Vida.

Uma das iniciativas derivadas do BioHub é o Healthplus Innovation Center, espaço de coworking para startups de saúde com capacidade para 120 pessoas, instalado no 6º andar do prédio 99 do Campus e gerenciado em parceria com Grow+, uma aceleradora de negócios gaúcha, com atuação nacional e foco na área de saúde. Outra iniciativa é a criação de uma disciplina de inovação e geração de startups na Escola de Medicina. A novidade na mudança do currículo está prevista ainda para 2019.

Será um estímulo à geração de startups a partir do que vem sendo desenvolvido no campo da saúde da PUCRS“, Jefferson Braga, decano da Escola de Medicina.


Entre em contato através do e-mail: biohub@pucrs.br