Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Processos Autoavaliativos

Avaliação de Disciplinas

Definição

A Avaliação de Disciplinas na PUCRS atende à necessidade legal de um processo contínuo de auto-avaliação dos cursos de graduação. O foco da avaliação nos cursos de graduação está na qualificação da formação acadêmica e profissional. Para o INEP, a avaliação implica “compromisso com o questionamento, com a crítica, com a expressão do pensamento divergente” e é “concebida como uma atividade complexa, um processo sistemático de identificação de mérito e valor que envolve diferentes momentos e diversos agentes.” (Instrumento de avaliação dos cursos de graduação. INEP, 2006).

O Plano de Desenvolvimento Institucional da PUCRS (PDI 2006-2010) descreve o processo de Auto-Avaliação da Universidade e inclui a Avaliação de Disciplinas como uma de suas modalidades.

O Documento orientador: autoavaliação da graduação – ferramenta de gestão para qualificar os cursos. O Documento PDF (disponível na área “Avaliação Institucional” no Moodle) apresenta a história da implantação, a definição de instrumentos e os processos relacionados à Avaliação de Disciplinas.

Participantes

Alunos e professores dos Cursos de Graduação.

Periodiocidade

A Avaliação de Disciplinas é realizada a cada semestre, por meio de sistema online próprio.

Resultados