Compreensão leitora: eixo temático do texto

Este material virtual tem como objetivo oportunizar ao aluno o desenvolvimento da consciência sobre procedimentos de leitura, no que se refere à observação do eixo temático mantido ao longo do texto. Estão baseados em uma das condições da coerência textual – a de que o tema de um texto deve ser mantido do início ao fim. Para isso, disponibiliza um conjunto de atividades de compreensão leitora em que o aluno deve dirigir sua atenção para o tema e suas relações com o texto – título, parágrafos, frases, palavras. Oferece também o texto na íntegra e comentários linguísticos com esclarecimentos e informações sobre as atividades e seus conteúdos. As referências são apresentadas nesta página inicial e junto a cada texto utilizado.

A leveza de sumir

Circuito fechado